6.11.12

05.11...Dia Nacional do Designer: O Dia D


     Ontem, 5 de novembro, Dia Nacional do Designer. É certamente uma data que deve ser comemorada porque, apesar de ser uma profissão relativamente nova, os designers já estão conquistando o seu espaço. Para saber mais clique em "Leia Mais..."

     O Dia Nacional do Designer foi instituído em homenagem a Aloísio Magalhães, um dos principais defensores do design no Brasil, apesar de ter sua formação em Direito. Mas a principal referência do design brasileiro são os Irmãos Campana, sendo um advogado e outro arquiteto. Muito além da beleza plástica, suas peças materializam o gênio inventivo, explosivo, inquieto, o espírito imaginativo do nosso tempo e povo.
Um dos principais problemas que o designer encontra hoje é a falta de reconhecimento profissional da sua atividade. Muita gente confunde design com gosto pessoal. “Ah, eu gostei dessa cor porque fica bonitinho!”. O design vai muito além disso, ele não só faz coisas “bonitinhas”, como também funcionais. O designer alia a arte ao comprometimento com o resultado de vendas. É um estudo complexo e muito útil para a comunicação e consolidação de uma marca, produto e um conceito visual.
Responsável por criar produtos funcionais e ergonômicos, como cadeiras, sofás, etc.; bem como, criação de peças gráficas; rótulos e embalagens; criação de layouts de sites; entre outras coisas.
Parabéns a todos os Designers do Brasil! Continuem criando maravilhas para a nossa sociedade, porque sem elas, nossos produtos, marcas, embalagens, enfim, tudo ficaria sem “cor”. E aproveitem este dia para refletir sobre a profissão. O que você deve fazer para se tornar um profissional cada vez melhor, e ajudar colocar mais “graça”, “cor” e “função” em nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário