23.9.12

23 de Setembro

Olá Pessoal, adivinha que dia é hoje ? Dia 23 eu sei né kkkkk, mais hoje aqui no Brasil dia 23 se comemora o dia do Sorvete, não sabia ? É nem eu kkkk fiquei sabendo pelas minhas pesquisas no abençoado GOOGLE. Então que tal saber um pouco da história do sorvete ? Curiosos ? Eu estou !!! Então vamos láááá .......



Sorvete 

O gelado ou sorvete é um gênero de doce frio e consistente, produzido por meio de refrigeração de vários ingredientes, geralmente leite, açúcar essências.
Tecnicamente, é denominado gelado comestível e definido como um produto alimentício que é obtido ou a partir de uma emulsão de gorduras e proteínas, com ou sem adição de outros ingredientes e substâncias, ou a partir de uma mistura de água, açúcares e outros ingredientes e substâncias que tenham sido submetidas ao congelamento. Em ambos os casos, a produção deve ocorrer sob condições tais que garantam a conservação do produto no estado congelado ou parcialmente congelado, durante a armazenagem, o transporte e a entrega para consumo.

Fabricação e composição
Os gelados comestíveis possuem uma composição típica, normalmente regulamentada para fins industriais e comerciais. Aqui no Brasil, a composição padrão mínima foi normatizada pela ANVISA.
Durante a fase final de produção, a mistura de ingredientes é mantida arrefecida, para evitar a formação de cristais de gelo. Além disto, a mistura é agitada e ar é injetado nela, o que confere maior volume final e aspecto cremoso à mistura. Este processo é conhecido como aeração e é por isto que o gelado comestível é também um coloide.

Composição nutricional e calórica
O valor nutricional e calórico de um gelado comestível à base de água é diferente do daquele produzido com leite. E, como este gênero de doce é também um alimento (produto alimentício), em ambos os casos o gelado comestível possui composição nutricional e calórica relevantes para a alimentação humana diária, como se pode constatar na tabela calórico-nutricional publicada no website da Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete (ABIS), e também no manual de rotulagem nutricional da ANVISA.

"Baunilha" versus "creme"
Existe uma grande confusão acerca das diferenças entre sorvete de creme e sorvete de baunilha. Apesar de serem popularmente aceitos como o mesmo tipo de sorvete, na realidade o sorvete de creme e o sorvete de baunilha possuem formulações diferentes.
O sorvete de creme é formulado com manteiga de leite e aromatizantes (inclusive o de baunilha). O sorvete de baunilha, por outro lado, não possui a manteiga de leite, e leva extrato de baunilha em uma dose significativamente maior, possuindo, por essa razão, um sabor mais característico.
Devido a essa diferença em suas formulações, costuma-se perceber inclusive uma diferença visual entre os dois tipos de sorvete. Em comparação, o sorvete de creme costuma ser mais amarelo ou amarelado, enquanto o sorvete de baunilha costuma ser branco. No entanto, como a receita dos dois tipos de sorvete não é fixa, nem sempre se observa essa diferença de coloração, podendo um sorvete de creme ser branco, ou inclusive um sorvete de baunilha resultar amarelado.
O sabor baunilha é geralmente encontrado na massa branca do sorvete napolitano, que possui três sabores: chocolate, baunilha e morango, e também nas máquinas de sorvete de casquinha estilo "fast food", as quais costumam disponibilizar os sabores baunilha, chocolate, e misto de baunilha com chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário